AeroPress X NanoPresso
- Davi Andrade
- 14 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2021
Você sabia que dá para fazer um espresso, ou pelo menos algo parecido, sem usar uma maquina de espresso? Pois é amigo, a necessidade faz o sapo pular. No caso, o vício! No YouTube existem diversos vídeos ensinando como fazer um espresso utilizando a AeroPress, olha lá no final que eu vou colocar um vídeo legal com esse tutorial. Mas, tem quem prefira investir pouco para ter um espresso "de verdade", para isso uma boa opção é a NanoPresso.
Testamos os dois e eis aqui a nossa opinião:

AeroPress
A verdade é que a AeroPress não foi feita para fazer espresso, a não ser que você seja o Hulk, você nunca irá conseguir os 9bar de pressão mínimos que você terá em uma maquina de espresso mas, com muito esforço, testes, coração acelerado e espasmos - de tanta cafeína - conseguimos, por fim, um café gostosinho. Tinha algo parecido com uma crema e as notas do café em geral foram intensificadas. Extraímos mais oleosidade e conseguimos uma bebida com mais corpo do que o café filtrado comum. Essa foi a receita campeã:
Receita do Espresso Press:
. Café: Kajume ( torrador/marca ) / Origem: Etiópia
. Volume/Grão: 10g
. Moagem: 5pts. / Moedor: Hario
. Volume/Água: 55ml
. Temperatura: 90°
. Tempo de infusão: 3min
OBS.: Usar 3 filtros de papel / Extrair rápido
NanoPresso
A NanoPresso foi mais uma das invenções geniais da Wacaco. Os caras criaram e evoluíram vários métodos bem legais. Alguém lá deve ser muito viciado em espresso e começou essa brincadeira. Primeiro criaram a MiniPresso, eu particularmente não utilizei, mas dizem que funciona legal. Não satisfeito, diminuíram ainda mais o negócio, dai veio a NanoPresso. A promessa é um espresso "de mão". Vou te falar que a primeira vista, ou melhor, a primeira extração, foi uma decepção. Xinguei a mão de uma porção de gente! Mas depois de muito tentar, mais precisamente 12 tentativas seguidas, variando moagem, quantidade de café, volume de água e temperatura da água, funcionou! Fiquei emocionado - e novamente tremendo e com palpitações - finalmente eu tinha meu espresso! Uma crema bonita, aquela "cascata" de fazes se misturando, um corpo quaaaaase de café extraído na máquina. O sabor também não deixou a desejar. Nitidamente ele não tem toda a intensidade de um espresso extraído na máquina, mas foi na trave. O café realmente ficou uma delícia!

Receita do NanoPresso:
. Café: Tussel ( torrador/marca ) / Origem: Nicarágua
. Volume/Grão: 8g
. Moagem: 7pts. / Moedor: Hario
. Volume/Água: 5oml
. Temperatura: 100° ( ou o mais próximo disso possível )
OBS.: As primeira "bombadas" não vão extrair nada. Você vai perceber que acertou no equilíbrio entre tamanho de grão e quantidade de grão quando as primeiras gotas ou o primeiro fio de café sair entre a sétima e a oitava vez que você pressionar a válvula. Você vai sentir que nesse momento ficará mais difícil de apertar. Caso isso não aconteça, você terá que testar e variar o tamanho dos grãos na moagem e/ou a quantidade de café utilizada. Isso acontece - e é normal - pois cada tipo de café tem uma densidade, umidade e volume diferentes. Ou seja, essa receita é um ponto de partida para você calibrar seu espresso sem tantas tentativas e erros como as que tivemos por aqui. DE NADA!!!!
Dica:
Aqueça as partes da NanoPresso e copo/xícara que será servido o café para não perder tanto calor e ter um espresso quentinho na xícara.


Veja outras receitas :
Aeropress
NanoPesso
Gostou? Segue a gente la no Instagram - @waymorekofi - para mais dicas e resenhas sobre café.
Comments